sábado, 11 de março de 2017

Visita à Expo Revestir 2017.

Todos nós da área de design de interiores, arquitetos, lojistas do segmento e afins, chamamos esta "feira" de fashion week. Não é a toa! Nela encontramos lançamentos mundiais de produtos e novas tecnologias que nos ajudam a criar e criar e criar... Lá podemos ver com olhos e mãos, podemos conversar diretamente com fabricantes que nos apresentam todas as possibilidades de seus produtos. Conseguimos ter contato direto com cada ton e nuance de cada cor, cada textura e o que ela nos faz sentir. É uma enormidade de ofertas em revestimentos, louças sanitárias, metais para cozinhas e banheiros, soluções construtivas de fachada, piscina, teto, forro, sanitário, green wall, etc.

Expo Revestir, logo, não pode ser simplesmente chamada de feira, como eu fiz acima. É quase um insulto! Nela não somente encontramos todas as novidades do mercado, mas também podemos assistir à palestras de designers e arquitetos de renome nacional e internacional. Está em sua 15a. edição e a cada ano se supera em conteúdo, soluções e inovação.

Tem tanto lançamento que ai meu Deus! Haja capacidade para absorver tanta novidade e variedade quando o assunto é "vestir a casa". Por isso a comparação. 

Mais do que nunca o conceito de morar bem engloba muitas variáveis: Conforto, beleza, praticidade, funcionalidade, sustentabilidade, segurança, preço, tendência... e por ai vai! O mercado do design tem  canalizado todos os esforços e levado em conta todos estes conceitos para que a nossa meta final enquanto profissional, ou seja, a satisfação do nosso cliente, seja atingida da maneira mais objetiva possível.

O papel do designer de interiores é amplo. Não é apenas fazer um briefing do cliente, mas entender o que falta na casa dele. É ter a possibilidade de captar como é o ambiente no qual ele pretende construir suas memórias. E para isso precisamos ter muitas cartas na manga para atendê-lo nas suas necessidades e desejos. 

Por isso vejo a máxima importância em sempre estar atualizada, na medida do possível, com todos os segmentos com que trabalhamos. 

Mas vamos ao que interessa. Selecionei algumas fotos da minha visita do dia 09.03 (o terceiro dia) para contar um pouco do que estava acontecendo neste mundão de lindezas e novos produtos.

Começando pelo stand da Castelatto. Esta referência em textura e traços que a cada ano surpreende com tanto produto lindo que carrega sensações táteis e visuais incríveis. Destaque para a linha Polygon que são placas de 17x15 cm hexagonais com uma sobreposição de outro hexágono em assimetria e que quando instaladas oferecem um fluxo visual fascinante de tridimensionalidade. Outra novidade foi a linha Tribu composta por três modelos de peças com baixo relevo que quando aplicadas de maneira aleatória produz um efeito tribal único. O meu terceiro destaque para Castelatto é a linha Rigatto que oferece uma experiência visual fluida e dinâmica. E fechando o rol das minhas queridinhas deste ano temos a linha Segmentos com quatro tipos de placas que podem ser instaladas com apenas um modelo, dois, ou três, ou quatro... ou seja muitas possibilidades para produzir aquele efeito 3D que os clientes têm amado.

Polygon
Polygon

Tribu




Tribu
Tribu
Rigatto
Rigatto























Segmentos
Segmentos

Seguindo minha experiencia pela Expo visitei o stand da Manufatti. Esta empresa que possui um amplo portfolio de revestimentos e cobogós inova a cada ano com propostas lindas para nossos projetos. Selecionei duas peças que se vistas separadas não transmitem todo seu potencial, por isso fotografei-as instaladas para salientar o quão importante é olhar algumas coisas com olhos e cabeça bem abertos. O primeiro é o revestimento Arqué para produzir aquele efeito de elemento vazado com fluidez. O outro é o revestimento Tulipa. Preste atenção na lindeza que se transforma essa trança feita com peças que à primeira vista não chamam os nossos olhos!

peça da Arqué
Arqué insta;ada sobre espelho 
Tulipa instalada







Peça da tulipa





Vamos agora falar de uma belezinha que eu vi na Glass Mosaic. A novidade da linha Soho é o efeito "estufado" do revestimento. Gostei bastante da coleção Soho Mix que com seu efeito patinado em tons de madeira e verde azulado (ou azul esverdeado se preferir, rs) nos remete ao antiguinho que tem tantos adeptos no mundo da decoração. 

Soho Mix

Também me chamou atenção quando passei pela Cimenteira do Louro. Esta empresa originalmente portuguesa que tem nos trazido umas tendências do mercado europeu. Destaque para dois revestimentos: A linha Capitoné e a linha Wave. A primeira nem precisa de muita descrição, o nome já é autoexplicativo. A segunda também possibilita inúmeras formas de instalação para produzir efeito de onda se instalado com as "pontas" mais altas juntas ou para produzir efeito de mosaico se as peças são instaladas aleatoriamente. 

Capitoné
Capitoné

Wave



Wave





A Oca Brasil estava pra lá de linda. Novas estampas e a eterna sensação da nossa brasilidade traduzida em revestimento.  

Destaque para a parede do stand que
 prova que o tradicional sempre
pode ser reinventado.
Linha Burle da coleção Brasiliana



Minha próxima parada foi a Tessela que como sempre encanta com a elegância e o luxo de seus produtos. Abrilhantada por cristais Swarowski e materiais nobres estas duas coleções da linha Thassos foram as minhas escolhidas.  
A marca também conta com mosaicos como a placa (30x30cm) com acabamento ventilado em acrílico branco e madrepérola. Conta também com placas maiores (100x50cm) que dependendo da intenção do cliente e do designer pode fazer as vezes de divisor de ambiente e elemento vazado.

Thassos
Thassos




















E no meio de tantas novidades em revestimentos a Expo ainda nos traz uma infinidade de marcas e produtos como metais para banheiro e cozinha. Destaque para estas torneiras coloridas da Docol, que produz também sistemas touch para suas torneiras.


As inovações da Deca como os chuveiros de embutir e os impressos em 3D.



Aplausos também aos blocos para jardins verticais, uma demanda cada dia mais presente no mercado e a Green Wall Ceramic tornando esse desejo de contato com a natureza mais proximo e acessível ao cliente final.
Green Wall 

No stand da Porto Design pude apreciar algumas propostas inteligentes e práticas que o nosso dia-a-dia pede. Ela oferece soluções prontas para evitar uma obra de maior porte, como por exemplo as sancas, calhas, rodapés e molduras; sistemas para fachadas ventiladas; nichos já acabados. Uma grande parceira das obras que precisam ser rápidas e funcionais.




 A Cinex deixando nosso queixos lá no chão com tanta beleza e tecnologia na fabricação de seus componentes metálicos e vítreos. Como estas prateleira retroiluminadas da linha Vetrina que podem ser instaladas em vidro também. Muitos suspiros por elas!

Vetrina
Na Revestir entrei em contato com soluções que fizeram parte de um dos meus projetos (dilemas) que é implantar uma area molhada onde não existe originalmente. Me deparei com a necessidade de construir um banheiro completo e um lavabo em lugares que não existiam nem alimentação hidráulica e muito menos escoamento de água. 

A primeira oferecida pela empresa Sanitrit que desenvolveu produtos como caixas com trituradores e bombas que jogam os dejetos de até quatro saídas por tubulação vertical (até 3m) e horizontal (até 30m). Ou seja, não teríamos mais um degrau para fazer um banheiro ou uma área molhada. Para o lavabo eles inventaram um vaso com esse sistema já acoplado. O máximo!!

A minha segunda opção para colocar um banheiro onde não tem seria elevar o piso para esconder a tubulação vertical (vaso sanitário e chuveiro). Esta obra demanda bastante tempo e material. E a Eliane elaborou um sistema de elevação de piso super prático que são pedestais de material plástico com encaixes perfeitos entre si e o revestimento final também encaixa. Esta tecnologia também pode ser aplicada em tantas outras situações como áreas externas de condomínios, projetos corporativos e mais, muito mais!

Enfim, uma imersão no mundo do design e da arquitetura que me leva a querer trabalhar cada dia mais e mais para fazer meus clientes felizes e satisfeitos. Ainda teve muita coisa que pude ver, sentir e aprender, mas não dá pra abraçar o mundo todo né?! 

Beijos e até a próxima!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário